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A vitrine atrai, o Visual Merchandising conquista

A vitrine atrai, o Visual Merchandising conquista

O Visual Merchandising é a técnica de trabalhar o ambiente do ponto-de-venda criando identidade e personalidade através do design e da decoração. O primeiro alvo para conquistar o consumidor são os olhos. Sabemos que 83% dos estímulos percebidos pelo ser humano vem da visão e a técnica tem como objetivo tirar proveito disso: aclimatar, seduzir, motivar e induzir à compra.

Por definição, merchandising é uma ação dentro do Marketing que visa o planejamento e a operacionalização de atividades que se realizam dentro da loja. O objetivo é a exposição e apresentação dos produtos de maneira adequada, criando impulsos de compra na mente dos consumidores, tornando mais rentáveis todas as operações nos canais de Marketing. Através de uma composição estética, o merchandising torna-se mais eficaz e é esse o papel do Visual Merchandising.

Estamos cercados de estímulos por todos os lados. Quando vamos a um shopping center, por exemplo, nos deparamos com uma gigantesca quantidade de informações, sem que se consiga manter o foco. Atrair a atenção é um grande desafio e isso requer um planejamento consistente e um investimento adequado.

A decisão final é do consumidor, claro. Mas a marca deve procurar instigar e se comunicar da melhor forma possível com o cliente.  As lojas nada mais são do que produtos embalados, fazendo o máximo para que o seu brilho ofusque o dos concorrentes. Por melhor que seja sua organização interna, é no seu layout externo que ela irá despertar interesse.

Mas não adianta nada atrair o cliente para dentro da loja, sem fazê-lo comprar, pois é lá onde a experiência se completa e se consolida. Não dá para medir esforços para garantir a melhor experiência possível para o cliente, estando atento não só para o visual da loja, mas sua praticidade, disposição de produtos e, até mesmo, a música e os aromas que ambientam o momento da compra. O tempo do cliente vale ouro e o menor detalhe pode interferir em uma venda.

Nesse curto espaço para conquistá-lo, há muitos elementos que contribuem para causar um impacto positivo e que criam uma imagem positiva da empresa. Ao sair da loja com uma boa impressão, isto pode induzir vendas futuras, que é um dos principais objetivos de um projeto de Visual Merchandising eficiente – fidelizar o cliente através de uma experiência de compra incomparável.

O importante é conseguir desenvolver praticamente todos os pontos de contato entre o cliente e a marca. Vitrines, equipamentos, produção de moda em manequins, comunicação visual, displays e expositores são alguns dos atalhos utilizados para alcançar melhores resultados no varejo.

É preciso dançar conforme a música e “jogar” com as tendências, datas e estações. O consumidor também está mudando, está mais atento e mais difícil de agradar.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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