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5 dicas para usar a baixa temporada a seu favor

5 dicas para usar a baixa temporada a seu favor

Todo setor enfrenta um período onde as vendas demoram a deslanchar. Por isso, sempre encontramos as já batidas ações de marketing sazonal, promoções e liquidações que muitas vezes não atingem os resultados esperados e sacrificam a margem de lucro. A baixa temporada deve ser melhor aproveitada e as empresas devem focar no seu planejamento para enfrentar um desafiador ano que vem pela frente.

Com a situação econômica instável, as companhias não podem abrir mão de um dia sequer de vendas, quanto mais de uma temporada inteira. Pensando nisso, produzimos algumas dicas que farão sua empresa aproveitar esta “entressafra” dos negócios e usar a baixa temporada a seu favor.

# Aprenda com o ano que passou

É um bom momento para avaliar os ganhos e as perdas do ano anterior, bem como analisar as consequências tanto positivas, quanto negativas das operações realizadas. Implante novos procedimentos internos para otimizar o trabalho, reduza custos, avalie o retorno de todo o investimento feito. Lembre-se que repetir os mesmos processos levarão a alcançar os mesmos resultados.

# Fomente vendas com o uso de dados

O período é propício para apostar ainda mais em Analytics. Com as informações já computadas e uma pesquisa profunda sobre os padrões de comportamento dos clientes, é possível criar ofertas personalizadas, sugerir produtos que possam ser interessantes para as rotinas dos clientes, melhorando a experiência de compra, facilitando a vida deles e criando oportunidades mesmo na baixa temporada. Além de diminuir erros de prospecção e ofertas indesejadas, a análise dos dados eficaz torna mais fácil o planejamento de ações que podem aumentar resultados mesmo em períodos inativos do mercado, identificando rupturas na cadeia de vendas.

# Crie sua própria sazonalidade

Em vez de ficar dependente das temporadas, porque não criar a sua própria? Invente datas comemorativas, tradições, temáticas inovadoras e ações que transformem períodos de resultados negativos em oportunidades, podendo até mesmo focar em nichos de público específicos. Estas ideias ajudam a criar um relacionamento com o cliente e movimenta o público fora da época habitual.

# Fidelizou seus clientes? Ok, vá em busca de novos

Aproveite a baixa demanda de serviços regulares para pôr em prática ações de prospecção de clientes. O objetivo é encontrar personas que possuam comportamento similar aos atuais e que a empresa já tenha infraestrutura suficiente para atendê-los satisfatoriamente. Desenvolva campanhas criteriosas que atraiam consumidores com potencial de aderir a sua marca e seus serviços, e que venham a se tornar cliente fiéis do negócio.

# Aposte na geração de conteúdo

Crie conteúdos que agreguem valor à sua marca. Exponha a qualidade dos seus serviços, compartilhe o conhecimento da sua empresa para chamar a atenção do público e mostre que o seu negócio traz benefícios através de um blog e das redes sociais, desenvolvendo conteúdos onde o seu seguidor poderá fazer uso do seu produto de formas diferentes, criativas, inovadoras e úteis. Gerar conteúdo é uma forma de maximizar a experiência do público-alvo, fazendo com que o cliente não apenas consuma sua marca, mas crie uma rede de potenciais clientes.

 

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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