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Restaurantes Corporativos: 05 dicas para o pós pandemia

Restaurantes Corporativos: 05 dicas para o pós pandemia

Uma das preocupações das grandes empresas, que oferecem o benefício de alimentação no local de trabalho, disponibilizando restaurantes corporativos ou refeitórios, é sobre a manutenção dos espaços coletivos, organização e segurança dos colaboradores que irão ocupá-los.

Será preciso que os profissionais de RH e outros líderes corporativos tenham uma perspectiva de como podem ajudar os funcionários a se manterem seguros durante esse período. 

Assim como diversas lições de negócios que pudemos aprender a partir do acontecimento envolvendo o COVID-19, uma delas diz a respeito do futuro nos locais de trabalho, que será muito diferente do pré-pandêmico. 

Diante desse “novo normal”,  que já propõe uma força de trabalho muito mais distribuída, o desafio será manter os funcionários saudáveis, envolvidos e motivados e ainda organizar o fluxo de pessoas nos locais compartilhados.

Muitas empresas que se esforçaram para tornar suas instalações divertidas e colaborativas, agora precisam considerar a saúde e o bem-estar dos seus funcionários, que já não interagiram pessoalmente com outro colega no mundo físico por quase um ano.

Mas então como as empresas podem se organizar para resolver este tipo de problema?

Confira as 5 dicas que preparamos para manter o funcionamento dos restaurantes corporativos no pós pandemia:

1- Organizando as necessidades e investindo em melhorias

Entender, neste momento, quais são as principais necessidades dos colaboradores da sua empresa em ambientes colaborativos pode ser meio caminho andado. 

Possibilite a comunicação através de canais abertos que possam colher ideias de inovações e melhorias, bem como entender quais são os receios e preocupações das pessoas no ambiente de trabalho neste momento. 

Também esteja disposto a investir em melhorias no ambiente do restaurante corporativo da sua empresa, reservando um espaço mais amplo, mais arejado e que permita que as pessoas permaneçam sem aglomerações.

Vale a pena também entender se todos os funcionários precisam estar ao mesmo momento no ambiente de trabalho, pois uma das soluções para evitar o grande fluxo de pessoas na empresa é o revezamento de horários ou dias de trabalho e até mesmo a prática do home office. 

2- Resolvendo problemas de distanciamento nos restaurantes corporativos

Como já citamos acima, é importante para a saúde dos colaboradores que o ambiente do restaurante corporativo seja mais amplo e arejado.

Uma das principais formas de lidar com um distanciamento social seguro neste tipo de ambiente, quando não é possível sua reformulação, é demarcando assentos e intercalando mesas a serem ocupadas pelos colaboradores no horário de almoço, por exemplo.

Se a empresa possui alguma área externa ao ar livre, é possível pensar em transformá-la em um refeitório temporário. Demais salas colaborativas também podem ser utilizadas com este propósito, desde que sigam boas orientações de higiene. 

Pensar nessas possibilidades pode ser uma forma de adaptar as coisas pelo menos em um momento de necessidade.

3- Cuidando das medidas básicas de saúde e higiene

Já sabemos que realizar as medidas básicas de saúde e higiene colabora com a diminuição da disseminação do Covid-19.

Além de garantir que todos os colaboradores utilizem máscaras, álcool e mantenham sua estação de trabalho limpas, também é papel da empresa redobrar a atenção com a higiene nos ambientes colaborativos, principalmente nos restaurantes corporativos. 

Assim como é importante que os banheiros estejam sempre limpos e desinfetados, também é fundamental prestar muita atenção na cozinha, garantir a higiene no manuseio dos alimentos e no local de preparo. 

Uma solução eficiente para empresas que trabalham com opção de buffet self-service é, neste momento, servir pratos feitos, que podem sair diretamente da cozinha para a mesa, sem que outras pessoas tenham maior contato com a comida ou com itens compartilhados.

A higiene de pratos, copos e talheres também deve ser realizada com muita responsabilidade.

4- Instruindo corretamente os funcionários

Não adianta apenas investir em melhorias físicas sem que sua empresa consiga firmar uma conduta correta dos colaboradores em relação à situação. 

Garantir que a cultura da empresa possa ser moldada para resolver esse tipo de problema, pode ser um grande diferencial na hora de retornar às atividades rotineiras dentro do local de trabalho.

Instruir os colaboradores sobre as medidas necessárias de higiene, cuidados e distanciamento social é de extrema importância neste caso e garantir que as regras sejam respeitadas é fundamental.

Também é preciso que as próprias pessoas tenham ciência do gerenciamento e policiamento das práticas em questão, respeitando as orientações solicitadas pela empresa, para assim garantir maior confiança e segurança aos demais colegas de trabalho. 

Na hora da refeição, é preciso instruir os colaboradores a não sentar muito próximos uns aos outros ou em grupos e evitar diálogos próximos, pois este é um momento que as pessoas estarão mais desprotegidas pela falta de utilização das máscaras.

5- Gerindo horários de trabalho e de frequência nos restaurantes corporativos

Uma ótima solução para manter restaurantes corporativos funcionando pode ser o agendamento de horários.

Assim é possível controlar o fluxo de pessoas presentes no local em cada momento, garantindo que todos possam se acomodar sem grandes aglomerações.

Disponibilize uma ferramenta para agendamento e alguns horários disponíveis em turnos menores. Assim, todos terão a oportunidade de almoçar tranquilamente.

Esta pode ser uma solução para empresas maiores e com mais funcionários. Porém, em empresas pequenas, as equipes também podem se organizar informalmente para fazer horários de almoço distintos, evitando que todos frequentem o restaurante corporativo no mesmo momento.

Conclusão:

Se adaptar a uma nova realidade pode ser um pouco complicado em um primeiro momento, principalmente quando muitas empresas estão encontrando dificuldades financeiras ou estruturais.

É preciso avaliar com cautela, quais coisas continuarão fazendo sentido no ambiente de trabalho após a pandemia. Pois sabemos que, mesmo com a vacinação, as medidas de higiene e segurança deverão continuar valendo por um bom tempo. 

Este cenário contribui, mesmo que de forma dolorosa, para que empresas estejam mais preparadas para adversidades futuras e possam retomar seu trabalho com maior normalidade o quanto antes, mesmo em cenários de crise.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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