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Refeições coletivas: personalização do serviço e comida de qualidade para fidelizar o cliente

Refeições coletivas: personalização do serviço e comida de qualidade para fidelizar o cliente

O mercado de refeições coletivas – aquele em que a empresa oferece ao colaborador um refeitório no próprio local de trabalho – cresce em um ritmo acelerado em todo o Brasil. Este crescimento se deve a alguns fatores importantes, como a economia de tempo no deslocamento para restaurantes fora da empresa – visto que muitas se afastaram de ambientes centrais por falta de espaço físico para expansão – aproveitamento de recursos, além de propiciar um espaço de convivência e interação.

Atualmente, mais de 10,5 milhões de refeições coletivas são servidas diariamente. Segundo a Associação Brasileira das Refeições Coletivas (ABERC) este mercado faturou no ano passado cerca de R$ 13 bilhões. A velocidade de expansão é de pelo menos 2 vezes mais do que a economia do país e este crescimento poderá chegar com o passar dos anos até 41 milhões de refeições diárias.

E cada refeitório corporativo destes cria um verdadeiro ecossistema para manter sua operação a todo vapor: nutricionistas, chefs, cozinheiros, auxiliares, pessoal de compra, de pedidos, fornecedores, de limpeza, de serviço… e que geram muitas oportunidades. São mais de 180 mil empregos diretos e aquisição de 3 mil toneladas de alimentos/dia envolvidos neste sistema.

Mesmo sendo um ótimo negócio, manter a satisfação de clientes dos restaurantes corporativos é um grande desafio. O colaborador tem muitas opções e o segmento tem que estar sempre atento, pois a margem de lucro é garantida através da quantidade de refeições consumidas. Ou seja: é fundamental a personalização do serviço e comida de qualidade para fidelizar o cliente.

Uma boa dica para conquistar a clientela é conhecê-la.  Além do conhecimento da culinária local é importante ampliar o escopo pois, hoje, é cada vez mais comum os brasileiros saírem de sua terra natal para trabalhar em outros estados ou até mesmo pode acontecer de ter de servir pessoas de outros países. Sendo assim, explorar as culturas, os gostos e os pratos típicos das diferentes regiões do Brasil – e do mundo, por que não? – faz com que o colaborador se sinta mais perto de casa e eleve sua satisfação com o serviço contratado.

Para funcionar, um restaurante corporativo deve seguir seus processos de maneira rigorosa. Mas, mesmo com a padronização, a personalização dos serviços é fundamental. Trabalhar com rotinas definidas é um grande desafio para quem produz refeições coletivas, visto que cada lugar tem peculiaridades. O atendimento precisa ser pensado levando isto em consideração e avaliando a melhor forma possível de se adequar as tradições locais, até mesmo para a empresa expandir seus negócios e poder atuar em diversos locais.

As vantagens para o funcionário são muitas, tanto em economia de tempo, quanto em qualidade de vida. A chave é garantir uma experiência agradável para ele e surpreendê-lo todos os dias e a cada prato servido. Bom apetite!

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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