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Mercado de food service: 11 tendências para 2019

Mercado de food service

Mercado de food service: 11 tendências para 2019

O mercado de food service mantem crescimento mesmo em um momento desafiador e que teve impacto direto no consumo dos brasileiros. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), este mercado cresceu cerca de 85% entre 2010 e 2016.

O mercado de Food Service, como é chamado o setor de alimentação fora do lar, representa 2,7% do Produto Interno Bruto nacional e movimentou, em 2016, R$ 184 bilhões. Na última década, este mercado foi responsável por mais de 170 bilhões de reais ao ano, conforme aponta o Instituto Foodservice Brasil (IFB).

Para aproveitar todas as oportunidades deste mercado, listamos a seguir 11 tendências para auxiliar a impulsionar seus negócios em 2019. Confira a seguir:

1. Refeições exclusivas

Oferecer ao cliente a possibilidade de escolher entre uma variedade de ingredientes e apresentações para os pratos, conferindo um toque pessoal para os alimentos, aumentando a sensação de personalização.

2. Alimentos saudáveis e sustentáveis

Cuidar da saúde e do bem-estar é mais que uma tendência e por isso, estes princípios devem também fazer parte do cardápio. Isso é possível graças ao uso de ingredientes naturais, frescos e de procedência comprovada.

Atualmente, há a valorização da cadeia produtiva, sobre a origem dos insumos orgânicos adquiridos, com produtores regionais e que comprovadamente utilizam técnicas sustentáveis, que não tragam prejuízos ao meio ambiente.

3. Jornadas dinâmicas

Pense em oferecer experiências de consumo fora do ponto de venda físico, incluindo feiras gastronômicas, food trucks, ações temporárias, ou ainda itinerantes, entre outros modelos.

4. Culinária étnica e regional

As comidas típicas de países ou regiões diferentes podem fazer parte das preferências de uma parcela considerável de consumidores. Muitos clientes tomaram gosto por esse tipo de culinária por meio de viagens ou por modismos.

5. DIY

A busca por uma vida saudável, aliada a tendência do “faça você mesmo”, comum na TV e na internet, está despertando o interesse dos consumidores por estabelecimentos que privilegiam ingredientes e alimentos produzidos no próprio restaurante.

6. Compras online

Esta nova modalidade tem se desenvolvido, graças à mudança de hábito do consumidor e da utilização de novas plataformas, ou aplicativos especializados em comercializar alimentos. Atualmente, existem diversas oportunidades para operações voltadas para dispositivos móveis, aliando físico e virtual, como no segmento delivery ou ainda, opções de retirada.

7. Novas tecnologias no mercado de food service

A cada dia mais o mercado de food service deve investir em inovações tecnológicas para aprimorar processos, controlar o fluxo de caixa, evitar perdas e despesas desnecessárias e, conhecer os clientes.

Existem inúmeras maneiras como a criação de programas de fidelidade, ou a utilização de diferentes canais para identificar os clientes. Trata-se de um grande desafio do mercado de food service.

Aposte no auxilio dos parceiros certos e na utilização de sistemas integrados de gestão e ferramentas tecnológicas, como a utilização de tablets, um cardápio digital, entre outras maneiras de implementar a tecnologia de modo que seja aliada.

8. Seja pontual nas entregas

O atraso já desagrada por si só os clientes, mas se a comida chegar fria pode ficar impossível reconquistar este consumidor. Para regiões próximas, uma dica é a utilização da entrega por bicicletas que garante agilidade e ainda, contribui com a sustentabilidade do meio ambiente e com reputação do seu negócio.

Um cuidado importante é reservar uma linha telefônica (ou um número de whatsapp) exclusiva, com um funcionário que cuide apenas dos pedidos online.

9. Prefira embalagens eficientes

Uma etapa muito crítica, o transporte, também exige que a embalagem garanta a integridade e boa aparência dos alimentos. Realize testes de diversos tipos de embalagem para garantir a inviolabilidade dos alimentos.

10. Programas de fidelidade são grandes aliados

Estes programas oferecem vantagens para os clientes e ainda, incentivam o melhor tipo de propaganda, a boca a boca. Estratégias como cupons de desconto, cortesias para acompanhantes, delivery sem custo para entrega de alguns produtos específicos, valores diferenciados para grupos determinados, promoções para indicações, entre outras mecânicas.

11. Opções veganas, vegetarianas e naturais

Entre as principais tendências do mercado de food service que surgem no mercado está à criação de cardápios e dietas especiais, voltados para veganos, vegetarianos e intolerantes ao glúten e à lactose.

O Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae/SC destaca em seu relatório de inteligência tendências e tecnologias voltadas ao mercado de food service, divulgado recentemente, que 56% dos brasileiros, mais da metade, consome alimentos fora de casa e a principal faixa etária é entre 18 e 49 anos.

Mais informações ao consumidor:

A pesquisa Brasil Food Trends 2020, aponta que a preferência é dada para os restaurantes por quilo (27%), seguido de lanchonetes e redes de fast food (19%), restaurantes à la carte (18%), padaria (18%) e bares (11%).

A forma de se alimentar evoluiu ao longo do tempo, desde a caça e colheita dos alimentos, passando pela agricultura e industrialização e, hoje, na aquisição da refeição pronta para consumo imediato. Toda essa evolução contribuiu para esta diversidade de opções voltadas para agradar o consumidor e também oferece diversas oportunidades para os negócios.

O número de pessoas que procura agilizar suas tarefas, ao optar por refeições prontas e fora do lar é crescente. Segundo dados do IBGE, os brasileiros gastam em torno de 25% da renda com alimentação fora do lar.

Os principais fatores de estimulo a este hábito em crescimento são a expansão demográfica em regiões urbanizadas, o aumento do número de casais sem filhos e a crescente participação das mulheres no mercado de trabalho.

As vantagens a serem exploradas são muitas, já que permite experimentar novidades gastronômicas de diferentes culturas sem sair do conforto do lar, escritório ou outro local de preferência, o planejamento do horário da refeição, evita filas, deslocamentos, longas esperas, oferece uma variedade de opções, tanto de refeições prontas quanto de ingredientes para prepará-las, além da diversidade de preços, entre muitas outras vantagens.

Antes de implementar um sistema ou solução tecnológica para aproveitar este mercado em expansão busque por opções que ofereçam benefícios que são essenciais para os clientes, pense no valor a ser cobrado e avalie o tamanho de investimento que você está disposto a fazer. Cada formato possui preços e complexidades diversos.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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