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O desafio de simplificar com a tecnologia

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O desafio de simplificar com a tecnologia

Vivemos em um novo mundo e as atuais gerações passam por um tempo de ruptura total, no qual, a tecnologia nos oferece facilidades surpreendentes. Com isso, surge um grande desafio, aproveitar todos os recursos em prol dos negócios, em um cenário extremamente dinâmico.

O elevado número de informações e tecnologias geradas é a cada dia maior, por isso, precisamos pensar em como podem nos auxiliar a simplificar nosso dia a dia e não torna-lo mais complexo.

As interações mudaram radicalmente e hoje existem aplicações inimagináveis. Como a utilização do Whatsapp, por exemplo, para realizar intimações judiciais, algo já praticado em alguns estados do Brasil. Neste caso, a tecnologia simplifica o processo de entrega do documento, oferece mais um canal de contato e diminui os custos com postagem.

É possível utilizar as tecnologias e dispositivos que estão acessíveis como vantagem de negócios. Devemos estar mais familiarizados com o tema, para aproveitar todas as possibilidades que possibilitam e benefícios que proporcionam ao cotidiano de empresas e consumidores.

Existem diversas projeções apontando que os avanços tecnológicos e as inúmeras inovações deverão acabar com boa parte dos empregos. A McKinsey indica que 800 milhões de pessoas serão substituídas por máquinas até 2030. No entanto, diversos cargos devem ser criados, em um novo nicho, para profissionais que estiverem atualizados e preparados para trabalhar neles.

A Image learning, ou aprendizado por imagem, é outro exemplo e está sendo amplamente utilizado no varejo norte americano, com o mesmo conceito de avaliação de perfil, porém a IA proporciona análises de comportamento de consumo em tempo real, com exatidão, em meio a um imenso volume de dados.

Já é possível comprar produtos, usando como referência uma foto, pois o sistema avalia a fotografia enviada e sugere opções similares, em segundos, para vários clientes ao mesmo tempo, algo difícil de ser realizado por um humano. A tecnologia confere velocidade e escala, permitindo o bom atendimento de todos os clientes.

Estas iniciativas impactam no consumo e na maneira como a marca é vista. A tecnologia de dados, Inteligência Artificial, IoT, entre outras podem ajudar a fazer melhores negócios e a superar expectativas financeiras.

A realidade aumentada, por sua vez, é um recurso que não é novo, mas suas aplicações podem ajudar desde a realização de um inventário e até mesmo, em cirurgias. Existem aplicativos que utilizam a tela do celular para projetar a imagem das etiquetas dos produtos e oferecem controle total de preços, reposição de estoque e simplificam o trabalho.

Outros apps baseados na mesma tecnologia auxiliam a realização de cirurgias, porque permitem a avaliação da imagem do exame de ressonância magnética de um órgão em 3D e oferece a capacidade de sobrepô-la durante a operação, tudo em tempo real.

Repensar modelos e padrões com as tecnologias já existentes pode revolucionar processos, que ainda passam por uma disrupção de negócios. Os supermercados de auto compra já são realidade em dois países, Estados Unidos e China. Porém, a aplicação do fator inovador foi feito de forma diferente.

Amazon Go é um mini mercado sem caixas, no qual ao finalizar a compra, os consumidores saem sem nem precisar sacar a carteira, porque o valor da compra será cobrado diretamente da conta do usuário na Amazon. Um sistema que comprovadamente apresenta falhas (roubos), mas que na escala de uma grande empresa, justifica seus custos. Serão lançadas mais seis lojas em 2018.

O exemplo chinês, a The Bingobox, encanta pela simplicidade. Foi promovido numa comunidade pouco bancarizada, na qual o dinheiro quase não é utilizado e os pagamentos ocorrem via código digital QR, em um processo que usa um aplicativo similar ao Whatsapp, chamado WeChat.

Trata-se de uma loja de conveniência sem funcionários, aberta 24 horas, conectada ao WeChat. Para entrar é preciso digitalizar um código digital QR que libera a porta e ao entrar, basta realizar as compras. Tudo é pago via WeChat em uma mesa de checkout. Para sair, é preciso escanear mais um código QR que abre a porta, ligada a um sistema de segurança virtual. A cada 40 lojas, há a necessidade de cerca de quatro funcionários e até o fim deste ano, a empresa planeja abrir cinco mil novos pontos. Este modelo de varejo confirma o poder das mídias sociais e do smartphone, como parte importante na vida dos consumidores.

De acordo com uma recente pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística, o IBOPE Conecta, 87% dos internautas afirmaram que gostariam de comprar em supermercados sem caixa. O estudo consultou dois mil internautas, em março deste ano, das classes A, B, C e D, de todas as regiões do Brasil. O que demonstra uma tendência global de mercado e uma grande oportunidade para o varejo nacional.

Há um consenso que as tecnologias devem ser utilizadas apenas por grandes players, porém existem maneiras criativas e rentáveis para inovar de forma descomplicada, sem grandes investimentos, gerando resultados positivos de negócios. Seja rápido, erre rápido, entenda mais rápido ainda e na dúvida, recorra à criatividade.


* Grasiela Tesser é Diretora na NL Informática e CEO no Cake ERP

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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