fbpx
 

Sistemas para restaurantes empresariais – 5 dicas para reduzir custos

Sistemas para restaurantes empresariais – 5 dicas para reduzir custos

Os restaurantes empresariais, em sua maioria, trabalham com margens de lucro pequenas. Portanto, reduzir os custos é um de seus principais objetivos. Para isso, é muito importante implementar técnicas de gestão eficazes e a utilização de sistemas apropriados pode fazer toda a diferença.

A seguir, você poderá conhecer algumas dicas de como os sistemas para restaurantes empresariais podem contribuir para melhorar uma série de processos, como compras e gestão de estoque e como isso impacta significativamente os seus custos. Confira!

1.Melhore suas compras

Os restaurantes empresariais trabalham com uma série de produtos perecíveis. Por isso, suas compras devem ser feitas com exatidão, para evitar desperdícios.

Sistemas de gestão podem ajudar nesse sentido, oferecendo dados históricos que permitem aos gestores projetar as demandas com mais precisão.

Além disso, quando as compras são corretamente planejadas, é possível reduzir custos em negociações com os fornecedores.

Produtos que possuem prazo de validade maiores podem ser comprados em atacado, gerando economias.

No entanto, é preciso ter cautela. Não convém comprometer seu fluxo de caixa realizando grandes compras para obter pequenos descontos.

É preciso avaliar a demanda de cada produto, sua capacidade de armazenamento em condições apropriadas e o retorno financeiro que compras maiores podem agregar.

Com a utilização de um sistema apropriado para restaurantes empresariais, você consegue obter uma série de relatórios que tornam essa decisão estratégica mais fácil e assertiva, uma vez que é embasada em dados concretos.

2.Controle melhor seu estoque

Conforme mencionado no ponto anterior, os sistemas de gestão para restaurantes empresariais permitem que você tenha acesso a dados como demanda de cada produto, o que, por si só, já otimiza o controle do estoque.

Mas, é possível ir além. Você pode, por exemplo, ter um controle mais aprimorado da validade dos seus produtos, por exemplo. 

Assim, você pode elaborar menus que valorizem a utilização de itens próximo ao vencimento, evitando desperdícios.

Além disso, é importante ressaltar que um bom sistema de gestão possibilita acompanhar as entradas e saídas de produto. Assim, você pode programar sua compra sem precisar realizar conferências diariamente para saber o que está faltando.

Ou seja, os gestores podem dedicar mais tempo na busca por melhores preços e realizando negociações e menos em atividades de baixo valor agregado.

3.Controle seus custos

Os restaurantes empresariais precisam necessariamente saber o seu custo por refeição. Somente assim é possível avaliar a sua lucratividade.

Sem esse cálculo, fica difícil saber exatamente onde economizar para obter melhores resultados.

Com sistemas de gestão para restaurantes empresariais, é possível acompanhar o custo médio de cada prato, bem como o custo global de cada cardápio.

Dessa forma, é possível fazer ajustes, sempre que necessário, para reduzir os custos e evitar prejuízos.

Obviamente, a satisfação dos clientes não deve ser deixada de lado. Por isso, ao conhecer exatamente os seus custos, você pode priorizar refeições que agradam os consumidores e que sejam mais baratas.

Muitas vezes, alguns poucos itens acabam por elevar significativamente o valor de cada refeição. Nesses casos, você pode substituí-los ou reduzir a sua incidência nos cardápios.

4.Otimize a entrada e saída de produtos 

Em restaurantes empresariais, diversos fatores podem acabar inflando os custos. Por exemplo, pode acontecer de fornecedores entregarem menos itens do que foi comprado, ou produtos de marcas inferiores, que não apresentam o mesmo rendimento.

Nesse sentido, os sistemas para restaurantes empresariais podem ajudar possibilitando a implementação dos pedidos de compra.

Dessa forma, é possível efetuar uma conferência ágil e eficaz, confrontando o que foi pedido e o que está sendo entregue.

Outra possibilidade é que, durante a preparação das refeições, sejam utilizados mais ingredientes do que o necessário.

Com um sistema para restaurantes empresariais é possível avaliar precisamente quanto de cada produto foi utilizado e, assim, implementar medidas para corrigir os processos e erros de gestão, sempre que necessário.

Finalmente, os sistemas de gestão para restaurantes empresariais ajudam a detectar práticas inadequadas, como furto de mercadorias.

Ao analisar os relatórios de saída, torna-se mais fácil identificar o desaparecimento de certos produtos que não foram utilizados nas refeições.

5.Melhore a relação com os fornecedores

Construir uma boa relação com os fornecedores pode ajudar os restaurantes empresariais a reduzir os custos. Para isso, é necessário trabalhar a confiança e, nesse sentido, os sistemas de gestão podem ajudar.

Se você costuma atrasar os pagamentos ou não seguir os acordos estabelecidos, seu restaurante não será visto com bons olhos pelos fornecedores e, dificilmente, eles estarão dispostos a oferecer melhores condições ou preços reduzidos.

Por outro lado, se seu restaurante paga todas as contas em dia e antecipa qualquer tipo de problema, eles saberão que trata-se de uma empresa confiável e, logo, terão mais interesse em desenvolver uma parceria de longo prazo.

Mesmo se você não conseguir descontos significativos, a boa relação com seus fornecedores pode ajudar na obtenção de condições de pagamento mais favoráveis para o seu restaurante.

Assim, você pode obter vários benefícios, como sobra de caixa para aproveitar promoções.

Ou ainda, você pode melhorar o seu fluxo de caixa e, assim, não precisará recorrer a empréstimos para quitar suas dívidas, nem pagar multas e juros por atraso de faturas.

Utilizando bons sistemas de gestão para restaurantes empresariais, você consegue ter uma visualização precisa de todas as suas faturas em aberto, o que possibilita elaborar um fluxo de caixa eficaz, considerando os recebimentos previstos.

Assim, você não atrasa suas faturas e, sempre que surgir imprevistos, você pode negociar novas datas com seus fornecedores antecipadamente.

Isso, além de fortalecer a confiança, ajuda a sua empresa a reduzir custos financeiros, seja com multas ou juros com os fornecedores ou encargos com empréstimos.

Conclusão

Agora você já sabe como os sistemas para restaurantes empresariais podem ajudar na redução de custos.

Porém, é importante ressaltar que só é possível alcançar esses benefícios utilizando soluções que atendem a sua necessidade.

Por isso, antes de implementar um sistema no seu restaurante, tenha em mente tudo o que você precisa do sistema e procure empresas que ofereçam soluções condizentes com sua realidade.

Além disso, é importante que, antes de contratar um software, você se atente a certos pontos como, experiência da empresa no setor de restaurantes e depoimentos de usuários que atestem a funcionalidade do sistema.

A NL informática, por exemplo, oferece sistema para restaurantes empresariais e conta com experiência e diversos projetos bem-sucedidos.

Sua solução, o NLGESTÃO, oferece ao segmento recursos para gerenciamento de todos os processos – elaboração, produção, acompanhamento -, desde a utilização da matéria prima até a venda ao consumidor final. Além disso, traz agilidade à visualização de valores de itens, custos de receitas, pratos e cardápios por consolidar todas estas consultas em uma única tela.

Quer saber mais sobre essa solução? Então, clique aqui e envie uma mensagem para nossos consultores!

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

DEIXE UM COMENTÁRIO