
Mais magro, o Dias dos Pais vem aí. Planejamento é palavra-chave
Este ano, o Dia dos Pais deverá movimentar R$ 5,6 bilhões no país, segundo estimativa da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), em levantamento feito em parceria com a empresa de pesquisa Ipsos. Como de praxe, o setor de vestuário será o maior beneficiado.
Mesmo com a crise e que ainda que haja um crescimento em relação a 2015, os filhos não estarão tão generosos com seus papais. O tíquete médio de compra dos presentes deve ficar em R$ 100,97, recuo de 1% ante ano passado, quando o valor desembolsado foi de R$ 101,72. Mais magro, o Dia dos Pais vem aí. Planejamento é palavra-chave.
A questão que fica para o lojista é: como satisfazer este consumidor que quer presentear seu ente querido, mas que quer gastar menos?
Ações mais focadas, neste momento, dão mais resultado. Aproveite o apelo da data e trabalhe seu banco de dados e dê promoções razoáveis. Busque situações e crie um mix de ofertas que caiba no bolso do cliente e que também não interfiram na margem de lucro.
Lembre-se: Dia dos Pais Passa. Ou seja, não tente oferecer ao cliente mais do ele esteja disposto a comprar. O importante é forjar um relacionamento mais estreito para que ele queira voltar a loja e consumir outros produtos. Datas comemorativas também servem para criar oportunidades para o futuro, então uma experiência única e um atendimento impecável são fundamentais.
O varejo deve se preparar melhor para lidar com o momento econômico, principalmente os negócios que já passaram por crises. Melhores resultados só surgirão para quem fizer o dever de casa, pois planejar é a chave para conseguir se dar bem, mesmo nas piores épocas.