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Investimento em equipe é investimento em competitividade

Investimento em equipe é investimento em competitividade

Um dos principais gargalos do mercado é a carência de profissionais qualificados, não apenas tecnicamente, mas principalmente no que tange à aderência a estratégias e valores empresariais. No cenário de Tecnologia da Informação, bem como em outros ramos, é comum detectar que há sobra de vagas, para as quais existem candidatos muitas vezes aptos no viés técnico, porém pouco preparados em termos de alinhamento ao negócio das empresas e conhecimento de seus produtos, serviços e linhas de atuação.

Desta forma, investir na capacitação dos colaboradores é uma forma de ganhar competitividade, saindo à frente do mercado com uma equipe especializada não em tecnologias, produtos ou negócios, mas na sua tecnologia, no seu produto, no seu negócio. Afinal, como já falamos aqui no blog anteriormente, o consumidor evoluiu – mais do que necessário que as empresas e seu componente principal, as pessoas que as formam, evoluam também. Mas… Como?

Vestir a camisa, ter comprometimento e vontade de aprender são qualidades fundamentais para o colaborador, mas vamos começar por lembrar que a empresa também tem seu papel na conquista destes valores, e deve se empenhar para instigar o potencial de seus times.

Como bem diz o especialista em vendas Marcelo Ortega, “o líder tem que ser o primeiro a ser educado na sua própria equipe”. Ele tem de ser exemplo e conquistar seguidores, engajando o time aos objetivos da companhia.

Nessa busca, some-se boas doses de treinamento, mas treinamento eficiente, ou seja: aquele que motiva, que não apenas demonstra técnicas e dados, mas também fornece o conhecimento as ferramentas necessárias para que o colaborador consiga enfrentar as reais situações de vendas.

Estímulo constante é outra chave para o sucesso de equipes e, por consequência, de empresas. Manter uma rotina de qualificação não passa somente pela oferta de treinamentos, embora esta mereça muita atenção, mas também por conversas periódicas com o time para colher feedback, sentir como está o andamento de grupos, indivíduos e tarefas, e, se necessário, sugerir e executar mudanças de rumo e posicionamento.

Ouvir a equipe é essencial. Aproveitar os momentos mais tranquilos do expediente para deixar a equipe expor seus métodos é uma boa pedida para acompanhar como o trabalho está sendo feito, que ideias surgem no dia-a-dia, quais são realmente proveitosas e que resultados reais de vendas trazem. Não há dúvida: partilhar as experiências é uma forma de aprender, ensinar e evoluir rumo ao sucesso empresarial e comercial.

Vamos tocar, novamente, no ponto alto da questão comercial: o consumidor. Se sabemos que hoje o comprador – tanto de TIC quanto de qualquer outro bem – é muito mais informado e exigente, não podemos tentar supri-lo com um atendimento aquém de sua expectativa, e nisso estamos falando de pré-venda, venda e pós-venda.

Não basta muita técnica de venda se o vendedor não conhecer a fundo o produto que está oferecendo, por exemplo. No pré-venda, a compreensão da demanda do cliente e adequação da oferta as suas necessidades é crucial para garantir o fechamento do negócio.

Já durante a venda, a conquista do cliente não isenta o vendedor de atenção e cuidado rigorosos. É preciso manter o discurso alinhado às estratégias e valores da empresa que está representando, atender com segurança em todos os processos e valorizar o item que está comercializando.

Por fim, o pós-venda é a cereja do bolo, aquele atendimento que fará toda a diferença entre um consumidor e um cliente fidelizado. Mostrar interesse pelas demandas geradas em função do produto ou serviço adquirido e endereçar a cada uma delas o atendimento adequado é regra de ouro no concorrido mercado atual.

A tudo isso, some-se uma boa dose de conhecimento sobre a concorrência e a receita para o sucesso de vendas estará bastante evoluída.

Acredite, toda equipe tem seus prós e contras, seus altos e baixos, ideias e procedimentos bons e ruins. E isso se reflete nos resultados do negócio, porém é válido lembrar que nem sempre resultados refletem precisamente o desempenho – afinal, não é raro alguns colaboradores carregarem o bom andamento da equipe ou, infelizmente, o contrário.

Observe quais são os pontos fortes de seu time. E, principalmente, veja onde cada um dos membros pode melhorar. A partir disso, parta para a qualificação certeira, invista nas habilidades técnicas e estratégicas do time e trie os melhores. Desenvolver potenciais é uma arte, mas não é nada impossível.

Lembre-se: o segredo está na continuidade. Mantenha os olhos abertos ao mercado, acompanhe as constantes transformações, e certifique-se de estar munindo sua equipe do preparo para os novos desafios e cenários. Certamente, verá que investir em pessoas será o alicerce do futuro esperado para sua companhia.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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