fbpx
 

Monitoramento proativo de infraestrutura é saúde para a TI e o negócio

Monitoramento proativo de infraestrutura é saúde para a TI e o negócio

Monitoramento proativo de infraestrutura é saúde para a TI e o negócio Allan Pedroni

O pleno funcionamento da infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é crucial para o negócio de qualquer empresa, pois problemas no ambiente de armazenamento, no desempenho de redes e sistemas pode ocasionar uma parada nos trabalhos, gerando perda de tempo, produtividade e, muitas vezes, dados. E em tudo isso leia-se: perda de dinheiro.

Um prejuízo que já foi mensurado, e os números não são modestos: a consultoria global Gartner estima que 60% dos negócios digitais sofrerão grandes falhas em seus serviços até 2020, em grande parte devido a problemas na gestão e proteção da infraestrutura de tecnologia. Não à toa, outro estudo, este da IDC, mostra que o mercado brasileiro de Tecnologia da Informação movimentou cerca de US$ 165,6 bilhões em 2015, tendo como prioridade de investimentos infraestrutura e data center.

Por fatores como estes é essencial manter o parque de TI robusto e seguro, garantindo o funcionamento com alta performance da estrutura de hardware e software da empresa, o que, por conseguinte, irá assegurar a continuidade dos negócios.

Tal gestão é uma tarefa complexa e deve ser desempenhada por profissionais capacitados e dedicados. Assim, é recomendável que as companhias confiem a administração de sua infraestrutura de TI a fornecedores especializados, liberando seus times de tecnologia desta atividade, permitindo que utilizem tempo e capacidade para focar projetos estratégicos para o core business.

A Gestão de Infraestrutura de TI como Serviço (IaaS, da sigla em inglês para Infraestructure as a Service), que contempla a contratação de empresas especializadas para gerenciar a infraestrutura tecnológica, garante a administração proativa do parque de TI, distribuição inteligente de recursos, detecção de problemas em tempo hábil e manutenção preventiva, além de acompanhamento do crescimento da infraestrutura para detectar demandas de upgrade e indicar as melhores soluções.

Tudo isso com o benefício de um formato pago mensalmente como serviço, o que otimiza a gestão de custos, e com a opção de dosar investimentos de acordo com a exata necessidade de cada momento, indicada pelos olhos atentos da equipe de monitoramento de infraestrutura de TI.

É na infraestrutura de TI que reside o cerne do bom funcionamento das aplicações de gestão financeira, contábil, fiscal, de RH, Marketing, vendas e todas as outras. É no ambiente de armazenamento e rede que se baseiam bancos de dados e demais sistemas vitais para o negócio de empresas de todos os portes e setores.

Assim, contar com um parque de hardware e software bem gerido é estar um passo à frente na busca por uma operação de alto desempenho. E estar à frente no mercado é a meta de toda empresa, logo, gestão de infraestrutura é sinônimo de ganho de competitividade.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

DEIXE UM COMENTÁRIO