
Por trás da cozinha: gestão é o segredo de qualquer bom restaurante
Abrir um restaurante pode parecer uma boa ideia para quem quer estabelecer um negócio. É um setor que emprega mais de seis milhões de pessoas no país e atualmente está na mira de muitos empreendedores. Nos últimos dez anos, o segmento de foodservice mostrou sinais positivos, com crescimento acima do PIB nacional. Entretanto, além do charme envolvido, administrar um restaurante apresenta inúmeros desafios: para satisfazer e fidelizar o cliente não basta apenas um bom prato. A experiência positiva do consumidor engloba a recepção, o ambiente, o atendimento, a limpeza e outras variáveis que devem ser bem gerenciadas.
Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, 35% deles fecham as portas com menos de um ano de funcionamento. Dados do Sebrae apontam que três em cada dez bares fecham a cada ano somente em São Paulo. Isso sem falar na necessidade de capital para investir, na legislação a observar, nas obrigações tributárias a serem cumpridas, no trato com fornecedores, na manutenção de um estoque adequado e mais.
Embora também seja muito importante definir o público do seu negócio, planejar o design do lugar, pensar num cardápio atraente e tipo de menu e serviço, de nada adianta planejar e cuidar de tudo isso se lá atrás não houver processos adequados e bem definidos e pessoas muito bem treinadas para gerenciar e realizar todas estas operações, o que chamamos de Back Office, ou retaguarda.
Para ter a cozinha ágil e o menu criativo, o bom atendimento e a limpeza adequada, há uma equipe se esforçando diariamente: são os garçons, os cozinheiros, os fornecedores, o caixa, todos trabalhando para atender os pedidos e deixar os clientes satisfeitos. E por trás deles, um bom gerente. Porque uma boa gestão é o que define os rumos de um negócio: gerenciamento de estoque, a manutenção de um bom fluxo de caixa, o cuidado com os prazos, os fornecedores. Há que se juntar e analisar diversos dados, que vêm de fontes diferentes. E eles precisam ser integrados, ou você terá (mais) um grande problema para lidar.
Não adianta ter uma cozinha com os equipamentos mais modernos se o seu Back Office trabalha com ferramentas arcaicas, sem planejamento e sem treinamento, com rotinas ultrapassadas que só geram desgaste. É, portanto, necessário investir em processos simples, mas que sejam adequados à operação do seu negócio – conversar com a equipe, observar seus procedimentos. Com as pessoas treinadas e dedicadas, é possível ajustar os processos.
Portanto, um bom sistema de gestão é fundamental para o desempenho positivo do negócio. Investir tempo na análise das informações obtidas através dele e poder contar com um sistema de retaguarda eficiente e eficaz pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso. Pense nisso.
adelson araujo
boa tarde gostaria de receber mas informações á respeito de gestão de cozinha. obrigado
NL INFORMÁTICA
Bom dia Adelson,
Claro, estaremos entrando em contato com você.
Abraços!
Rodrigo
Boa noite
Gostaria de receber mais informações sobre gestão na cozinha. OBRIGADO
NL INFORMÁTICA
Bom dia Rodrigo,
Claro, estaremos entrando em contato com você.
Abraços!