fbpx
 

Crise: Momento de arrumar a casa

NL Informática / Gestão  / Crise: Momento de arrumar a casa

Crise: Momento de arrumar a casa

A economia brasileira se encontra em um momento delicado. O ano iniciou com alta da inflação, do dólar e do combustível, fazendo com que as vendas em vários setores diminuíssem, provocando, em alguns casos, demissões em massa, férias coletivas e flexibilizações de horários.

É exatamente nesses momentos que ocorre o saneamento do mercado, onde só permanecem as empresas que tem capacidade de adaptação e aproveitam a situação para se organizar internamente. Entra em campo mais uma vez a “seleção natural das empresas”, associada à teoria defendida por Charles Darwin, que diz que somente os seres mais adaptados sobrevivem, enquanto os que não desenvolvem essa capacidade acabam desaparecendo.

O que muitos enxergam como um momento difícil, outros veem como uma oportunidade: contornar o cenário atual e utilizar essa chance para se destacar perante as demais.

Porém, como utilizar desse momento para crescer? Uma das alternativas é diminuindo custos operacionais na sua empresa através do investimento em melhorias de processos e novas tecnologias.

Para que você consiga obter isso em sua empresa aposte em um Sistema Integrado de Gestão, também conhecido por ERP. Um ERP gerencia informações relativas aos processos operacionais, administrativos e gerenciais das empresas, podendo trazer muitos benefícios para o seu negócio:

  1. Gestão unificada: todos os setores da sua empresa, em alguns casos até mesmo filiais, interligados em uma só base. Isto permite a visualização em tempo real dos resultados consolidados e individuais, prevendo cenários e ampliando o poder de decisão.
  2. Integração de informações financeiras: reduz retrabalho e falhas nas relações com o fisco, evitando multas e gastos excessivos. Além disso, diminui o gasto com terceiros, como contadores, por exemplo.
  3. Padronização de processos: com seus processos padronizados, é possível economizar tempo, aumentar a produtividade e eliminar controles manuais e ineficazes.
  4. Controle de giro estoque: como todas as informações estão centralizadas em uma única base, é possível manter o controle dos pedidos dos clientes. Isto dá maior segurança no momento de controlar as compras e consequentemente auxilia na manutenção do estoque.
  5. Redução de erros: o ERP facilita a visibilidade dos processos que acontecem na sua empresa, além de manter o histórico de suas ocorrências. Essas informações auxiliam a identificar quais ações devem ser tomadas, como, por exemplo, planejar melhor os seus recursos de forma que não haja desperdícios. Com o sistema, é possível dispensar o preenchimento de documentos manualmente, como planilhas de Excel. Isto evita erros e regitação.
  6. Redução de custos: ao reorganizar os processos de negócio, automatizar as operações diárias e melhorar a acurácia no cálculo de impostos, a empresa ganha redução de custos operacionais.
  7. Competitividade: com as melhorias gerenciais citadas acima, todos processos padronizados, sincronizados e seguros, ganho de tempo e redução de custos, a empresa se torna mais confiante. Isso impacta na qualidade dos produtos/serviços oferecidos, na gestão de pessoas e na visão de mercado, melhorando seu poder competitivo.

 

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

DEIXE UM COMENTÁRIO