Sim, a famosa sacolinha que permite que os usuários comprem os seus produtos é algo que muitos lojistas desejam, não só para poder criar um canal de vendas extra, mas também para gerar um engajamento nas postagens e, é claro, beneficiar-se das compras por impulso, muito comuns em compras online.
E as vantagens não param por aí!! Boa parte dos brasileiros tiveram suas primeiras experiências de compra online no período da pandemia e, muitos deles, querem alternar entre compras na loja física e compras online.
Pensando nisso, preparamos um material mostrando passo a passo como configurar a sua loja e finalmente ter a tão visada sacolinha do Instagram. Confira:
Pré-requisitos:
É preciso ter um e-commerce
Sim, isso é fundamental!! O Instagram Shopping e Facebook Shopping (em seguida explicaremos por que ele também é necessário) trabalham com a marcação de produtos nas fotos (da mesma forma que você marca pessoas no seu Instagram pessoal). Para que esta marcação possa acontecer com os produtos da sua loja, é preciso que você tenha um catálogo de produtos lá do seu e-commerce, integrado ao Instagram, permitindo que identifique o produto, o preço seja reconhecido pela ferramenta e o usuário possa seguir para o seu e-commerce para finalizar a compra.
Um bom sistema de e-commerce, com um catálogo bem configurado, certamente fará a diferença na sua operação, afinal, a ideia é que o processo seja de fácil operação.
O sistema ERP da sua loja precisa estar integrado ao e-commerce (a não ser que você queira ter muitos problemas)
O sistema ERP da sua loja é parte importante deste processo, pois ele é responsável pela operação de retaguarda da sua loja. Imagine se as suas vendas no Instagram surpreendem e você não possui estoque para entregar?! O risco é muito grande, não é mesmo?
Existem sistemas ERP já preparados para atender a sua loja em operações de “Social Commerce”, que é como são chamadas as vendas por redes sociais.
É fundamental que você tenha um bom controle financeiro, de estoque, gestão de compras, de vendas, além de relatórios e tudo mais que um ERP de qualidade pode lhe oferecer.
Mas atenção: o ERP deve ter integração com seu sistema de e-commerce para que tudo funcione corretamente.
Nem todo ERP tem integração com as melhores plataformas de e-commerce, por isso, é preciso estar atento para não ser surpreendido negativamente.
Tenha um sistema de pagamento online
Se você tem um e-commerce, esse processo já está configurado na sua plataforma. Caso não tenha, você precisará ter uma prestadora de meio de pagamentos, inserir a URL no Instagram, para que o seu cliente consiga fazer o pagamento com facilidade.
Tenha logística para entrega
Lembre-se que para vender online, é preciso, na maioria das vezes, entregar ao cliente no endereço por ele escolhido. Para isso, é fundamental que você tenha um bom serviço de entrega e monitoramento. A satisfação do cliente com a entrega é parte importante no sucesso da sua loja no Instagram.
Tá, mas e a sacolinha?
Certo. Depois de solucionados estas questões nada simples, é chegada a hora de configurar o seu Facebook e Instagram, para finalmente colocar a sacolinha para funcionar. Abaixo, segue o passo a passo:
Verificações básicas para iniciar:
O Perfil comercial
Para início de conversa, o perfil da sua loja no Instagram precisa estar configurado como “comercial”, seguindo os seguintes passos:
Vá em “conta” e “mudar para conta profissional”. Depois, selecione a opção que identifica a sua loja “empresa”.
Selecione a categoria que enquadra a sua loja entre as opções.
Lembre-se de tornar a conta pública para que o perfil comercial possa ser criado.
Vincular a Conta no Instagram com a página da loja no Facebook
No perfil do Instagram toque em “Opções”. Em seguida, em “Contas vinculadas” e selecione “Facebook”.
Caso seja o primeiro acesso, faça o login e a senha do Facebook.
Em seguida, sua conta será vinculada a sua linha de tempo PESSOAL no Facebook.
Para vincular a PÁGINA, clique em Facebook novamente e escolha a página que você gerencia.
Criando o seu catálogo no Facebook
O Facebook trabalha com dois tipos de catálogos:
Você precisará escolher qual dos dois se enquadra melhor no objetivo da loja e depois disso, basta clicar em “Adicionar produtos”. O passo seguinte é fazer o upload da foto e incluir as informações do produto: nome, descrição, site e preço.
Feito isso, agora é esperar a aprovação do Facebook para depois, montar a sua loja no Instagram (sim, uma depende da outra).
Se tiver dúvidas, consulte a seção “Criar catálogo” na central de ajuda do Facebook para Empresas.
E se eu já tenho um e-commerce?
Caso você já tenha um e-commerce, você não precisa criar o catálogo no Facebook para habilitar a sacolinha do Instagram, basta integrar o gerenciador de negócios a plataforma do e-commerce ou “subir” o catálogo do e-commerce por API, o que direciona os posts do seu Instagram diretamente para o seu e-commerce.
Nesse caso, você tem duas opções:
Para isso, você só precisa selecionar a opção “Conectar à plataforma de comércio eletrônico” quando estiver adicionando produtos no Instagram.
É chegado o grande momento, fácil não foi, mas também não foi difícil (mentira).
Realizadas todas as etapas que citamos, finalmente iremos colocar a salinha no Instagram (oh glória!).
Acesse “Configurações” no seu perfil comercial, clique em “Empresa” e em seguida em “Compras no Instagram” e sua conta será enviada para análise.
Às vezes o Instagram demora, o que é bem normal, mas você pode ir acompanhando o processo acessando o “Compras”.
Após o pedido aprovado, você já conseguirá marcar produtos nas fotos dos posts do seu Instagram, e funciona da mesma forma com que você costuma marcar amigos nos seus posts pessoais.
Se as opções de marcar os produtos ainda não aparecer para você, talvez sua conta ainda não tenha sido aprovada e você poderá fazer contato diretamente com o Instagram por aqui.
Marcando produtos na sua loja do Insta
Agora que a etapa trabalhosa já passou, basta criar um post com a foto do produto e escolher a opção “marcar produtos”.
No FEED, a opção fica abaixo do conteúdo e da marcação de pessoas, e nos STORIES fica junto da aba de stickers.
Algumas dicas do Instagram
O Instagram criou um passo a passo para lhe ajudar, basta acessar este link.
Quer saber mais sobre “Como Vender no Instagram?”
Confira nossos conteúdos aqui e conheça a nossa solução de Social Commerce, ideal para sua loja física vender também no Instagram e Facebook.
Dica: Nunca compre seguidores, faça sempre um trabalho profissional e dentro das regras do Instagram. Isso vai fazer a diferença na sua loja!!!
Quer aprender a montar uma vitrine no seu Instagram e tornar ele mais atrativo? Nosso parceiro da Vitrine Perfeita tem dicas, cursos e materiais interessantes para a sua loja. Confira aqui