O valor da loja física num mundo cada vez mais virtual
Mesmo com o aumento das compras feitas via internet e do crescimento vertiginoso do mundo virtual, boa parte das pessoas ainda prefere comprar pessoalmente, em uma loja “de verdade”. A principal ferramenta competitiva do online, a guerra de preços, com a menor estrutura de custo fixo permitindo às lojas a prática de preços finais menores, torna-se evidente nos setores que lidam com produtos de baixo valor agregado e fácil comparação – como passagens aéreas, livros, eletrônicos. Mesmo assim, comparado com a internet, o varejo físico oferece algumas características que podem torná-lo imbatível na preferência dos consumidores.
Em primeiro lugar está a experiência de compra. O que para muitas pessoas é uma diversão, para outras pode ser um martírio. E a experiência tem a ver com isso, já que tudo em uma loja pode ser pensado para agradar e fidelizar o cliente. Da iluminação à música, da vitrine atrativa ao aroma no ambiente interno, dos artigos em promoção bem à vista até a presença de um vendedor, os cinco sentidos são utilizados para valorizar o momento da compra. A experiência aumenta o valor que atribuímos ao produto e, numa comparação, pode parecer mais divertido comprar em uma loja do que simplesmente pedir na internet.
Em uma loja física, a equipe que atende o cliente tem importância fundamental no resultado das vendas: o contato humano pode ajudar a estabelecer ligações positivas e importantes entre o cliente e a loja, fazendo com que ocorra a compra e/ou fortalecendo a imagem da marca. Solucionar alguma dúvida, por exemplo, é melhor em um contato pessoal do que por e-mail ou chat. E se o vendedor é engajado, interessado naquilo que faz, sua ligação com a empresa transparece na relação com o cliente. Na interação com o comprador, este funcionário acaba influenciando de maneira muito positiva tanto no processo de compra quanto na percepção da loja ou da marca.
O ambiente e a comunicação visual em uma loja são fatores capazes de inspirar e despertar o interesse dos clientes: a criatividade, a conveniência, o modo como os produtos são apresentados. Um mostruário bem montado com alguém capaz de dar dicas valiosas e mais detalhes sobre os produtos, por exemplo, pode estimular sonhos e concretizar uma venda.
Que conceitos você quer transmitir? Use o espaço físico do seu negócio para isso, crie diferentes cenários, proporcione ao cliente novas sensações e estimule as vendas. Capriche na comunicação visual, na equipe bem treinada e sempre disposta. O cliente, desde sempre, compra onde, quando e como ele quer. Comece já tirando proveito da grande vantagem que a loja física tem sobre o ambiente digital: o contato humano físico.