fbpx
 

A NF-e 3.0, suas mudanças nas trocas de mercadorias e o Natal

NL Informática / Varejo  / A NF-e 3.0, suas mudanças nas trocas de mercadorias e o Natal

A NF-e 3.0, suas mudanças nas trocas de mercadorias e o Natal

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) mudou este ano, chegando à versão 3.0, e um dos quesitos interfere na troca e devolução de mercadorias. Para o comércio, um assunto importante e preocupante para a época de final de ano, quando é sabido que, após o Natal, o movimento de consumidores querendo trocar itens nas lojas aumenta significativamente.

As mudanças tornaram a vida mais fácil para o consumidor, que pode agora trocar mercadorias mesmo sem ter a nota fiscal em mãos. Para o vendedor, entretanto, o novo modelo requer preparo para não deixar de atender às obrigatoriedades da NF-e e garantir conformidade com as regras do Fisco.

A troca de produtos sem nota é permitida porque, com a NF-e 3.0, basta ao cliente informar ao lojista o código da nota fiscal do produto para que ele possa trocá-lo. Isto porque as mudanças tornam obrigatória a informação da nota ou cupom fiscal de venda dos produtos devolvidos. Para isso, o comerciante precisa ter este código armazenado em sistema e também informa-lo, escrevendo-o ou fixando um adesivo junto ao produto vendido. Sem a informação do número, a troca não é possível.

Ao mesmo tempo em que traz mais controle e segurança para o dia-a-dia do comerciante, este sistema também facilita a troca em caso de produtos presenteados – afinal, ninguém dá presente acompanhado de nota fiscal.

Ou seja, com a aproximação da data de maior venda do comércio nacional, o Natal, as mudanças da NF-e 3.0 tendem a facilitar o cotidiano, mas para garantir que isso aconteça de fato é preciso estar preparado, e a resposta para a adequação necessária à tranquilidade do lojista e do consumidor está na tecnologia.

Sistemas de gestão, além de todas as facilidades que trazem ao negócio, como controle sobre todas as áreas e integração de operações, também devem melhorar os trâmites de frente de caixa. Um bom software desta linha precisa agregar automatização de Ponto de Venda (PDV), incluindo os processos referentes à nota ou cupom fiscal e acompanhando as mudanças que periodicamente as Secretarias da Fazenda promovem referentes à NF-e.

Um sistema preparado para atender a todas as mudanças e evoluções fiscais é o grande passo para garantir conformidade das operações do varejo e o atendimento às obrigatoriedades impostas pelo fisco, evitando incidentes com o consumidor, multas e autuações por parte das SEFAZ.

Tecnologia não é custo, é investimento em profissionalização e evolução do negócio. E é, com certeza, o melhor presente para garantir que o Natal do comércio seja realmente feliz – e o pós Natal também.

Gerente de Tecnologia da NL Informática.

DEIXE UM COMENTÁRIO