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Pagamento móvel em restaurantes corporativos: 10 motivos para aderir

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Pagamento móvel em restaurantes corporativos: 10 motivos para aderir

Entenda como funciona o pagamento móvel e entenda as vantagens para a sua empresa

O famoso “café de máquina”, dentro das empresas, é algo comum há muito tempo. Mas, o pagamento com moedas já é questionável nos tempos atuais. Afinal, quem anda com moedas em época de pix e QR Codes? Isso sem falar nos pagamentos móveis que dispensam até os cartões de débito e crédito, exigindo apenas o smartphone.  

Além do café, outras bebidas e diversos alimentos vêm sendo disponibilizados para os funcionários comprarem, tais como doces, biscoitos, barras de cereais, salgadinhos e similares dentro das organizações. É aí que entram os pagamentos móveis em restaurantes, bares e cantinas corporativas. 

Se a empresa não tiver um espaço para o bar, a solução pode ser usada para viabilizar o pagamento de lanches rápidos que podem ficar na copa, na cozinha ou num dispositivo. Assim, dispensa um atendente para receber os valores e deixa para trás o famoso “caderninho”, reduzindo custos, facilitando as contas e flexibilizando a forma de pagamento, além de demandar quase nada de espaço.  

Este sistema viabiliza os pagamentos para a empresa e também para os colaboradores, já que para ter um espaço físico para um bar convencional, com atendente, demanda um investimento que acaba aumentando o preço final dos alimentos consumidos. Inclusive, a grande vantagem é que o pagamento móvel  em restaurantes corporativos, permite às empresas disponibilizarem alimentos ao gosto dos colaboradores, evitando saídas ao bar. 

Neste artigo vamos abordar 10 motivos para aderir ao pagamento móvel em restaurantes ou bares corporativos. Para começar, vamos entender melhor como funcionam os pagamentos móveis. 

Pagamentos Móveis – porquê aderir 

Hoje em dia os smartphones têm cada vez mais funcionalidades no sentido de facilitar as a vida dos consumidores. O celular pode ser usado em diferentes momentos da compra, desde a pesquisa até a finalização da compra e para o processo de troca, se for o caso. Por isso, as empresas estão se adaptando cada vez mais aos mais diversos tipos de pagamentos móveis, tanto devido a praticidade para os clientes como pelos resultados dessa alternativa. 

Os pagamentos móveis são uma tendência significativa no mercado, em diversos segmentos. Conforme relatório Webshoppers, que visa difundir informações importantes para o comércio eletrônico no Brasil, em 2021 o Brasil bateu recorde nas negociações por e-commerce, ultrapassando os 40% das transações. 

Ocorre que os pagamentos móveis já são usuais também nas compras presenciais, dispensando o atendente. Muitos restaurantes e até supermercados já dispõem de um painel com QR Code para autoatendimento. Essa solução agiliza o atendimento, reduzindo filas e possibilitando ao empreendimento atender mais pessoas ao mesmo tempo, além de minimizar os custos com mão de obra. 

Entenda os pagamentos móveis

Os pagamentos móveis, também conhecidos como pagamentos digitais ou pagamentos online, são conhecidos como formas de pagamento que não faz uso de dinheiro de papel e podem até dispensar cartões de crédito ou débito. São realizados por meio de plataformas, conectadas a Internet para confirmar os pagamentos, por isso requer que tanto o comprador quanto o vendedor estejam conectados para realizar a transação. 

Atualmente são muitas as alternativas para pagamentos digitais, os mais usuais utilizam a tecnologia NFC de aproximação, como pulseiras e smartphones, ou serviços de carteiras digitais, como o PayPal. 

Neste caso, o pagamento é viabilizado pela internet, dispensando o uso de equipamentos na loja ou linhas fixas de telefonia, aproveitando espaços, além de minimizar custos. Essas tecnologias estão cada vez mais avançadas e com opções que geram muita comodidade e agilidade. 

A NL Informática, por exemplo, desenvolve soluções de pagamentos móveis como Venda Fácil,  um WebApp que não requer que o app seja baixado, possibilitando que, através da leitura de um QR Code fixado no ambiente, seja realizado o acesso a um carrinho de compras onde o próprio cliente “bipa” os produtos e os coloca em uma sacola para pagamento, agilizando muito o processo.

Tipos de pagamentos móveis 

Atualmente o mercado dispõe de vários tipos de pagamentos móveis, tais como: 

  • pagamento por aproximação: este utiliza a chamada tecnologia NFC, permitindo comprar aproximando, por exemplo, um smartwatch de um sensor.
  • reconhecimento biométrico: são softwares ligados a instituições financeiras, possibilitando que os clientes realizem a transação por biometria. 
  • internet banking: este procedimento funciona através de apps móveis que disponibilizam leitores de códigos de barras ou QR Codes para realizar o pagamento ou mesmo fazer transferências.
  • carteira digital: procedimento que visa para armazenar dados financeiros e realizar o pagamento usando um dispositivo móvel conectado à internet;

10 motivos para aderir pagamentos móveis 

Agora que você já entendeu o funcionamento e as possibilidades de pagamentos móveis, conheça 10 motivos para aderir, inclusive em restaurantes corporativos e similares. 

1 – Impacto nos resultados da empresa

As modalidades de pagamento móvel possibilitam que a empresa disponibilize praticidade aos clientes ou funcionários, no caso de empresas. Além disso, garantem que um maior atendimento seja feito ao mesmo tempo, garantindo agilidade. 

Essas soluções atuais são positivas para a imagem do seu negócio, facilitando, inclusive, o controle das informações financeiras das transações, pois as informações são todas conduzidas para uma plataforma de controle do próprio negócio. 

Deste modo, a transação fica mais ágil e segura para todos os envolvidos, resultando em otimização das finanças, afinal tempo custa caro. Este procedimento é, também, uma forma de facilitar a gestão financeira, tanto de grandes negócios, como pequenas operações, como a compra de um lanche no escritório. 

Resumindo, a solução impulsiona o aumento das vendas ao tempo que atende a um número maior de pessoas e elas ficam mais satisfeitas. 

2 – Redução de custos: 

As taxas cobradas por plataformas  que disponibilizam a tecnologia de pagamento móvel são menores quando comparadas com as convencionais, como os cartões de crédito, tanto para comprar quanto para vender. Como não utilizam equipamentos sofisticados e nem mesmo linha de telefone, os custos em larga escala são visivelmente reduzidos.

3 – Satisfação do cliente

Entre as principais vantagens está a satisfação dos clientes, pois é ela que fará seu cliente ter vontade de voltar ao seu estabelecimento e até mesmo indicar clientes. No caso de restaurantes empresariais, não é novidade que funcionários satisfeitos e bem alimentados produzem mais.

Os clientes que têm acesso a mais comodidades tecnológicas tendem a perceber com mais facilidade que suas necessidades são atendidas de forma personalizada e isso gera valor no produto ou serviço. Pessoas satisfeitas comentam com outras e deixam comentários positivos em redes sociais. 

Quando todas as etapas são agradáveis, além do produto ou serviço, o cliente tende a não questionar valores mais altos cobrados, pois entende que o investimento compensa.  

4 – Higiene e Segurança 

Na era pós pandemia os pagamentos sem contato passaram a ser mais valorizados, além de serem mais rápidos e seguros quando comparados com os convencionais. Muitos consumidores experimentaram pagamentos sem contato pela primeira vez durante a pandemia e apreciaram os benefícios. 

Uma pesquisa de 2020 realizada pela The Harris Poll identificou que 42% dos consumidores acreditavam que os pagamentos sem contato e rápidos eram os mais seguros na prevenção da propagação de doenças .

Além disso, as pessoas estão cada vez mais exigentes com relação a segurança dos pagamentos on-line, por isso é importante ter as melhores tecnologias para oferecer segurança, gerando tranquilidade e confiança nos clientes.  

3 – Versatilidade

Independente da demanda, se a empresa possui baixo ou alto volume de vendas, é possível optar por adequar os sistemas de pagamento e gerar benefícios para todos os envolvidos.

Com os diferentes modelos de pagamentos digitais disponíveis no mercado,  é possível disponibilizar variedade aos clientes, garantindo que eles tenham a opção mais conveniente para pagar as compras.

4 . Otimização de tempo

Com a correria da vida contemporânea ninguém gosta de perder tempo em filas. Por outro lado, para a empresa, os pagamentos móveis reduzem horas de trabalho para realizar levantamentos financeiros, pois essas plataformas normalmente são mais fáceis de obter controle. 

Contudo, reduz a burocracia, minimiza os procedimentos manuais, diminui o volume de papel e garante mais tempo para as pessoas gastarem com o que precisa ser feito.

5 . Confiança 

Da mesma forma que os cartões de crédito e débito, as plataformas de pagamento digital também proporcionam mais segurança e confiabilidade para as empresas, considerando que os dados são registrados e guardados num ambiente virtual e passados para as empresas.

6 – Otimiza a experiência com o serviço

Ao invés de realizar o pedido para o garçom levar ao balcão, que enviará a cozinha. No caso de venda móvel, ao concluir o pedido a comanda é gerada e prontamente enviada a cozinha, sem o risco do pedido ser confundido com outros ou atrasar para chegar na cozinha porque o garçom foi parado por diversos clientes para dar informações ou realizar outros pedidos, por exemplo.

O PDV Móvel, além de muitas outras vantagens, diminui a necessidade de realizar interrupções entre as mesas, balcão e cozinha e caixa, agilizando o processo e proporcionando uma experiência mais tranquila e fluida. 

7 – Diminui tempo entre o pedido e o consumo

O PDV móvel facilita as etapas entre a escolha do pedido até o momento do consumo, tornando a operação mais eficiente e funcional. O pedido pode ser feito mais rapidamente, o pagamento é efetuado e o produto já pode ser consumido com mais agilidade, sem burocracias e grandes esperas.

8 – Evita enganos

Com um PDV móvel o pedido é feito no sistema/aplicativo dificultando enganos e erros de pedido que causam morosidade. Além disso, também é possível dividir o valor total, se for o caso. Também é possível o cliente conferir o pedido para certificar o que pediu. 

Além disso, quando os restaurantes estão equipados com PDVs móveis, os garçons podem verificar as informações sobre o pedido, bem como a disponibilidade dos alimentos e conteúdo dos ingredientes na hora, para repassar uma informação precisa aos consumidores. 

Deste modo, os PDVs móveis auxiliam os garçons a responderem corretamente, aos clientes, diversos tipos de dúvidas, otimizando o tempo e tornando o serviço mais ágil, certeiro e eficiente. 

9 – Pagamento sem burocracias 

Tem coisa mais chata que chegar no caixa, depois de enfrentar uma fila, e se deparar com uma máquina de cartão que não conecta, um sistema fora do ar ou algo do gênero? Aí você tem que esperar mais um tempo ou catar moedas para pagar em dinheiro. Neste caso, por melhor que tenha sido o serviço ou o prato servido, o cliente ainda vai sair do estabelecimento com uma má impressão. Já com a venda móvel basta realizar o pagamento imediato de forma segura e rápida. 

10 – Diminui o custo com mão-de-obra

O pagamento móvel é uma forma de reduzir custos com pessoas para os procedimentos de caixa, podendo otimizar o uso da mão-de-obra para outras tarefas, alavancando a qualidade e a agilidade dos serviços. Com isso, é possível reduzir o número de funcionários sem perder a qualidade do atendimento e ainda aumentar a receita.

Crescimento e perspectiva dos pagamentos móveis 

O serviço de pagamentos móveis cresce a cada dia, inclusive em restaurantes e até em supermercados, podendo facilmente ser adaptado em sistemas de compras de cantinas ou bares corporativos

O pagamento móvel melhora significativamente o fluxo de trabalho no restaurante e a satisfação dos clientes. Segundo um estudo da Report Buyer, restaurantes que disponibilizam pagamentos móveis têm, em média, 10% mais vendas, apenas por fornecer aos clientes um serviço mais moderno e ágil.

O mercado global de pagamentos móveis foi avaliado em US$ 1,48 trilhão em 2019 e deve chegar a US$ 12,06 trilhões até 2027, crescendo em média 30% de 2020 a 2027. 

Durante a pandemia, o segmento de varejo foi responsável pela maior participação de mercado no mercado de pagamentos móveis, devido à alta demanda de pagamentos sem contato em lojas e essa modalidade se intensificou também em restaurantes, farmácias e outros estabelecimentos comerciais.

O pagamento móvel possibilita aos clientes uma forma de adquirir qualquer bem ou serviço com a ajuda de dispositivos sem fio, como smartphones, tablets e outros. Além disso, essa modalidade utiliza diferentes tecnologias para melhorar a segurança da transação e fornecer transações sem complicações. 

Com a popularidade dos smartphones em todo o mundo e o aumento da indústria de e-commerce estes pagamentos ganharam impulso. Além disso, espera-se que o crescimento no uso de tecnologias de serviços de transação, rápidos e sem complicações ofereçam oportunidades lucrativas para o mercado.

Pegando carona na demanda por uma opção de pagamento sem contato estimulada pela pandemia, prevê-se que os pagamentos por código QR cresçam em torno de 240% até 2025. De oportunidades de pagamento sem dinheiro a cabines de auto-pedido, compartilhamento de cardápio e avaliações, o código QR anteriormente pouco valorizado está voltando com força entre muitos restaurantes e sendo recebido por clientes com dispositivos inteligentes.

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Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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