
5 dicas: melhore a capacitação dos funcionários
A mão de obra qualificada é uma enorme falta no Brasil e isso todos nós sabemos. A ideia de muitos empreendedores é que apenas as grandes empresas conseguem dispor de verba para capacitar seus funcionários. Mas hoje no mercado colaborativo e compartilhado podemos dispor de diversos recursos, mesmo com poucos investimentos.
Um dos grandes objetivos, mencionados em pesquisas, é que o investimento da corporação seja direcionado para o aumento de motivação, produtividade e lucros do negócio.
Para estas conquistas comece com coisas simples, incentive seus funcionários, dê ferramentas e facilite a informação.
Acompanhe as dicas:
1. Dê o exemplo
As pessoas respeitam muito mais o líder que mantém a coerência entre o discurso e a prática diária. Se você quer sua equipe sempre em busca de melhorias, dê o exemplo, aperfeiçoe-se constantemente e mostre o resultado de seu aprimoramento.
2. Replique o conhecimento
Use a expertise de seus colaboradores e incentive que eles ensinem e transmitam seus conhecimentos aos colegas. Muitas vezes, os melhores treinamentos são dados por gente de dentro da empresa.
3. Reconheça o esforço
Sempre há pessoas mais dispostas a se capacitar, seja aprendendo por conta própria, seja aproveitando mais as oportunidades de treinamento que recebe da empresa. É muito importante reconhecer esse esforço extra propiciando mais chances às pessoas dedicadas.
4. Premie a inovação
Há funcionários que usam a capacitação para trazer melhorias nos processos da empresa. Premie explicitamente por meio de bônus em dinheiro, feedbacks em público ou treinamentos especiais a quem trouxer inovações.
5. Invista em treinamentos
Há treinamentos (Sebrae, Senac, escolas técnicas) com ótimo custo-benefício disponíveis no mercado. Invista recursos nesses cursos e, se não puder treinar toda a equipe, faça um revezamento e envie um funcionário de cada vez.
Até breve.
Fonte: Eduardo Ferraz é especialista em gestão de pessoas, palestrante e consultor; exame.abril.com.br