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Cartões pré-pagos no varejo: simples, práticos e acessíveis

Cartões pré-pagos no varejo: simples, práticos e acessíveis

Uma tendência que vem chegando com força no varejo é a adoção por parte das empresas da modalidade pré-paga de compras. O modelo é similar ao que ficou popularizado com as recargas para celulares, que utilizam cartões de plástico para realizar vendas de crédito, sendo uma forma simples e acessível para o consumidor.

O mercado está rapidamente chancelando a alternativa em função do momento conturbado da economia e, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), a tendência é que o lançamento de pré-pagos para diferentes usos acelere neste ano. O provável comportamento é que funcionem como os cartões de mesada, presentes e viagens que são comercializados nos Estados Unidos. A entidade, inclusive, formou um comitê específico para plásticos pré-pagos, em fevereiro, para monitorar o produto no Brasil.

Para frear um pouco a queda nas vendas, o varejo está usando a criatividade e adequando modelos já existentes em outros países. As companhias começaram a produzir cartões com a própria marca da loja para vender produtos específicos e ampliando cada vez mais o alcance da modalidade, dando um fôlego para as operações que fecharam 2015 com uma retração de 4,3%, segundo o IBGE.

A simplicidade é o ponto forte da estratégia. De acordo com pesquisa do Banco Central, cerca de metade da população economicamente ativa recebe o salário em dinheiro. Sendo assim, o pré-pago tem tudo para atrair um público amplo, que vai desde o consumidor que faz parte das classes emergentes, mas que ainda não tem conta em banco, até os que já tem acesso a outras tecnologias e quer praticidade para controlar o orçamento da família.

Além disso, todo varejista pode comercializar os pré-pagos e podem deixá-los dispostos até mesmo próximas ao caixa. As vendas ocorrem principalmente em supermercados, drogarias, lojas de games, lojas de departamento, eletroeletrônicos e livrarias e se encaixam bem em diversos segmentos do varejo. Com a prática, o empresário ainda economiza com reposição de estoque, pois os cartões só são ativados na própria loja, tendo um aproveitamento máximo de inventário, aumentando a variedade de oferta e agregando valor para o cliente.

E por fim, o consumidor – quase sempre – acaba levando algo mais do que o planejado. O cartão pré-pago acaba dando mais receita do que o previsto e contribuindo para o aumento do ticket médio da loja. Outro detalhe importante é que cerca de 10% do total arrecadado acaba não sendo consumido por causa do prazo de vencimento, engordando a margem de lucro do varejo que, em média, amplia sua rentabilidade em até 15%. A tendência da utilização de cartões pré-pagos tem tudo para emplacar, pois são simples, práticos e acessíveis.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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