fbpx
 

Esqueça a burocracia, invista em tecnologia

Esqueça a burocracia, invista em tecnologia

Esqueça a burocracia, invista em tecnologia Carlos Borsatto

Burocracia ou não, as obrigações fiscais das empresas são rigorosamente fiscalizadas, gerando prejuízo considerável àquelas que esquecerem de algum documento importante. Por isso, mais uma vez vamos falar do papel da tecnologia na vida prática das organizações, e da diferença que faz o investimento na otimização dos processos.

As regras fiscais estão aí e enquanto não se modifica o sistema tributário brasileiro, é necessário encontrar a melhor forma de estar em dia nesses processos sem perder tempo ou produtividade. Isso só é possível se o empresário compreender que ele precisa de um sistema que integre todas as áreas da empresa.

Um bom software de frente de loja que atenda as regras do PAF-ECF facilita que as empresas de qualquer estado deixem de ter problemas na geração e entrega das obrigações fiscais. Além disso, as modificações nas regras fiscais tendem a ser meras parametrizações do sistema. Nesse pacote também estão incluídas as mudanças de alíquotas de tributação e regimes especiais, entre outros.

No caso de cupons eletrônicos, as plataformas disponíveis devem garantir que as vendas geradas tenham seu envio e retorno da Secretaria da Fazenda de forma segura e integrada. É importante reiterar que as ferramentas atuais são de fácil operação e se encaixam em qualquer porte de empresa ou segmento de mercado. Esta ferramenta agiliza operações de venda a credito, emitindo o carnê diretamente na impressora fiscal; recebem títulos próprios ou de consumo; realizam promoções; e praticam programa de pontos e vantagens; recebem pré-vendas; tratam devoluções; controlam os estoques, fazem recarga de celular e muito mais.

Entre as dificuldades resolvidas pelas plataformas disponíveis estão o controle de sangria por forma de pagamento e a possibilidade de bloqueio das operações se o alerta não for obedecido. Mas não para por aí, também podemos citar configurações de regras de negócio de modo a não exigir controles pelo operador nas operações de promoção, possibilidade de reprocessamento automático de integrações e possibilidade de configuração para exigir senha de supervisão nas operações críticas sujeitas a fraudes.

Por serem programas completos e desenvolvidos especificamente para cada tipo de segmento ou mercado, os mesmos geram conforto e segurança nas operações e integração com os demais sistemas da empresa.

 

Carlos Borsatto – Consultor de Aplicação da NL Informática

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

DEIXE UM COMENTÁRIO