fbpx
 

Fidelizar clientes é a alma do negócio

NL Informática / Mercado  / Fidelizar clientes é a alma do negócio

Fidelizar clientes é a alma do negócio

Sabemos que conquistamos um cliente quando ele “volta à loja”. Nem que seja para visitar. A primeira venda é importante, não pela venda em si, mas porque é porta de entrada para uma segunda venda e mais que isso: é ela que definirá se você conquistou um cliente ou, simplesmente, atraiu mais um consumidor.

A diferença é fundamental. O cliente compra, volta, fica, reclama, sugere, questiona, ama e odeia. O consumidor compra. Clientes fiéis criam vínculos, que geram resultados financeiros em um futuro próximo e em longo prazo. Consumidores geram fluxo de caixa, o que é importante, mas não carregam todo o significado e importância de ser o verdadeiro motivo de sua empresa existir.

É preciso fazer essa metamorfose. Transformar consumidores em clientes é mais que uma solução temporária, é um acréscimo de patrimônio. Por isso, planejar e monitorar suas ações desde o início é necessário. É preciso ter estratégias eficazes quanto ao relacionamento com esses novos clientes e focar na sua fidelização.

Ao retornar, os clientes estão aderindo a uma filosofia. A filosofia de sua empresa. Eles estão criando simpatia com a marca e sendo atraídos pela personalidade do negócio e da equipe. E eles vão querer mais: privilégios, descontos, promoções, atenção e vantagens. A empresa deve se perguntar o que, de fato, “meus clientes precisam?”.

Segundo o Sebrae, conquistar um novo cliente pode ser de cinco a dez vezes mais caro do que manter o atual. Para manter o bom desempenho da empresa é fundamental que os clientes estejam satisfeitos. Lembre-se: preparação e fôlego. Não são 100 metros rasos, é uma maratona com obstáculos.

Demonstre para o cliente que você está do seu lado. Mostre isso com um pós-venda bem feito e mantenha contato.  Ganhe a fidelidade. Seja um solucionador de problemas e ele irá virar seu fã. O diferencial é prestar um serviço de qualidade, com a garantia da satisfação e tendo um ótimo relacionamento. Veja algumas dicas:

1 – Facilite a vida do cliente;

2 – Não o deixe esperando;

3 – Seja criativo. Surpreenda.  Crie uma conexão;

4 – Valorize seus colaboradores. Eles que estão na ponta junto aos clientes. Dê confiança para tomadas de decisão;

5 – Conheça seus clientes. Onde moram? O que fazem? Quando fazem? Suas personalidades e gostos. Especialize-se neles;

6 – Retribua à comunidade aquilo que ela lhe proporcionou. Projetos sociais, campanhas, doações e mostre que o desenvolvimento de seu negócio corre junto com o dela;

7 – Bom relacionamento com fornecedores. Eles são seus parceiros;

8 – Tenha Valores Fundamentais. São eles que definem quem é a sua empresa e por que seus clientes devem ser leais a ela.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

DEIXE UM COMENTÁRIO